Dicas de segurança ao usar os Caixas Eletrônicos

Dicas de segurança ao usar os Caixas Eletrônicos

Os caixas eletrônicos são usados diariamente para realizar saques em dinheiro além de serviços de recarga, pagamento de boletos e outras transações bancárias em todos os cantos do mundo. Permitem-nos realizar diversas transações bancárias com total segurança e sem a necessidade de entrar nas agências bancárias. Sendo, portanto, um verdadeiro aliado pois facilita a vida daqueles(as) que não têm o hábito de usar aplicativos bancários e não tem tempo de ir às agências bancárias durante o expediente bancário.

Talvez uma das vantagens dos caixas eletrônicos é a facilidade de encontrá-los espalhados em diversos pontos estratégicos das cidades sem necessariamente estarem dentro de agências bancárias. Por serem encontrados em diversos pontos, alguns cuidados se fazem necessários ao usá-los para realizar transações bancárias, principalmente os saques em dinheiro.

Confira agora algumas dicas de segurança ao usar os caixas eletrônicos dentro e fora das agências bancárias:

  • Prefira utilizá-los em locais mais movimentados e em horário com maior movimento.
  • Antes de inserir seu cartão no leitor, verifique se o equipamento está em funcionamento.
  • Antes de inserir seu cartão no leitor magnético, pressione a tecla “CANCELAR” do equipamento. Ao pressioná-la cancelará qualquer ação anterior.
  • Verifique se o equipamento está operando normalmente, veja se há alguma mensagem de erro na tela do equipamento, algo do tipo “Equipamento em Manutenção”; “Erro de Comunicação”; “Retire Seu Cartão”; ou alguma outra mensagem de erro. Caso apresente algum erro, NÃO USE o equipamento, procure um outro caixa eletrônico.
  • Antes de inserir seu cartão, verifique se há algum indício de que algo está anormal no equipamento, principalmente na parte onde há o leitor do cartão magnético e na saída da coleta de dinheiro.
  • Evite sacar valores altos.
  • Solicite ajuda apenas a funcionários do banco devidamente identificados com crachá e postura de bancário.
  • Ao digitar a senha do cartão no equipamento os números e letras informados não deverão aparecer na tela, caso apareça a informação digitada, cancele a transação e use outro equipamento.
  • Proteja seus dados (senha) ao usar nos equipamentos de autoatendimento, cubra a tela com o corpo para evitar que terceiros vejam as informações digitadas.
  • Não empreste sua conta bancária para terceiros, principalmente pessoas desconhecidas.
  • Caso seu cartão fique retido no caixa eletrônico, pressione a tecla ANULA ou CANCELA no teclado do equipamento de autoatendimento. Caso o cartão permaneça retido, ligue imediatamente na central de atendimento do seu banco e solicite uma nova via do cartão.
  • Não use telefone de pessoas desconhecidas para ligar para o banco ou acessar aplicativos bancários.

Gostou das nossas dicas de segurança? Aproveite para compartilhar com os seus amigos e redes sociais e se inscreva no nosso canal do YouTube!

Deixe sua opinião

Leia também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente