Por que os bancos abrem tarde e fecham cedo?

Você já parou para pensar por que os bancos abrem tarde e fecham tão cedo? Aparentemente essa é a pergunta que muitos se fazem e chega a causar indignação, pois, muitos não têm tempo de ir ao banco em horário tão reduzido.

O que poucos sabem é que embora a agência abra ao público das 10h às 16h (em grandes cidades) ou das 11h às 16h (em cidades menores), os bancários cumprem uma carga horária de sete a oito horas por dia!

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central do Brasil, a justificativa de atendimento presencial tão curto se dá pelas outras atividades bancárias que devem ser realizadas sem a presença do público.

O que os bancários fazem enquanto as agências bancárias estão fechadas?

De acordo com as normativas bancárias fiscalizadas pela Febraban, a entidade que representa o setor bancário brasileiro, alguns serviços bancários devem ser realizados às portas fechadas por questões de segurança e otimização.

Mas, quais serviços bancários são realizados com as agências bancárias?  Confira a rotina de uma agência bancária brasileira, de acordo com o horário estabelecido:

  •  (às portas fechadas) das 9h às 10h: os gerentes verificam os e-mails; fazem a devolução ou compensação de cheques; caixas ligam seus computadores, fazem os procedimentos de segurança; fazem conferência de malotes; recepcionam os carros-fortes; os tesoureiros e caixas fazem a contagem do dinheiro em caixa e abastecem os caixas eletrônicos (caixas de autoatendimento); verificam as correspondências; compensam as ordens de pagamento;
  • (aberto ao público) 10/11h às 16h: realizam-se atendimento ao público para abertura de conta corrente, encerramentos, empréstimos, investimentos, contratação de seguros, títulos de capitalização, cartões de crédito etc.

Há também atendimento para tirar dúvidas sobre contratação de serviços financeiros, uso de aplicativo, como usar o caixa eletrônico para sacar e depositar dinheiro etc.

Além do atendimento para pessoa física, a maioria das agências também possuem serviços e gerentes exclusivos para empresas de todos os portes. Oferecem diversos tipos de produtos e serviços: abertura de conta corrente pessoa jurídica, financiamentos, linhas de crédito e microcrédito, seguros, cartões de crédito, investimentos, orientações bancárias e muito mais.

  • (fechado ao público) das 16h às 18h:  compensação e devolução de cheques, depósitos bancários, DOCs, conferência de malotes, contabilidade de fluxo de caixa, venda de títulos de capitalização, são cerificados pelos caixas e tesoureiros após o expediente bancário.Todos os pedidos de abertura de conta corrente, os encerramentos de contas bancárias, pendências bancárias, verificação de documentos, propostas de seguros, propostas de investimentos e empréstimos, checagem de e-mails e outros serviços bancários relacionados aos clientes são administrados pelos gerentes.

Embora muitos brasileiros ainda vão às agências bancárias, principalmente as pessoas de mais idade ou as que não tem acesso e afinidade aos aplicativos bancários, o número de pessoas que vai ao banco tende a ficar cada vez menor, visto que muitos estão aderindo aos serviços de autoatendimento e, principalmente, estão realizando transações bancárias nos aplicativos bancários. E outros estão saindo das altas taxas bancárias dos bancos tradicionais e migrando para os bancos digitais e outras fintechs.

Agora que você já sabe o porquê de os bancos abrirem tarde e fecharem cedo para o público, compartilhe com os amigos e familiares esse post! Temos certeza de que muitos também se perguntam o motivo de o atendimento bancário ser tão curto.

Deixe sua opinião

Veja Também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente