Registrato Banco Central, Para que Serve?

O que é Registrato do Banco Central

Já ouviu falar em Registrato Banco Central?  O Registrato é um banco de dados administrado pelo Banco Central do Brasil onde constam todas as nossas informações de relacionamento bancário e operações de crédito das pessoas brasileiras (ou naturalizadas).

Com uma simples consulta é possível saber onde a pessoa possui conta bancária (conta corrente, caderneta de poupança, conta digital) além das operações de crédito: empréstimos, cartões de crédito, financiamentos, chaves Pix e operações de câmbio. Além das operações de crédito recentes, é possível saber a data de abertura e encerramento das contas bancárias.

Para acessá-lo é grátis, mas é necessário um cadastro.  Clientes que possuem conta corrente no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Banco Santander, Sicredi ou Sicoob, pode acessá-lo diretamente pelo aplicativo do banco de forma rápida e segura.

Se você é cliente de um dos bancos acima, veja como proceder:

Banco do Brasil:

Banco Central cadastrado   Acesse o menu do aplicativo, clique em menu / serviços / Registrato. Em seguida será gerado um código de acesso PIN,  anote o código e realize os procedimentos solicitados na tela.

Bradesco:

Banco Central cadastrado Se você é cliente do Bradesco, clique no menu do aplicativo e em seguida em Registrato. Será gerado um código de acesso PIN, Aguarde as instruções apresentadas na tela.

Caixa Econômica Federal:

Banco Central cadastrado Para correntistas da Caixa Econômica Federal, o acesso se dá pelo seguinte caminho: acesse o aplicativo, clique em senhas e configurações, e em seguida será gerado um código PIN de autorização para que acesse Registrato Banco Central.

Banco Itaú:

Banco Central cadastradoPara os correntistas do Banco Itaú, basta abrir o aplicativo da conta corrente clicar em Serviços e depois em Registrato Banco Central. O aplicativo  gerará um código de acesso PIN e o direcionará para o sistema de consultas do Banco Central.

Banco Santander:

Banco Central cadastrado Para correntistas do Banco Santander, basta acessar o aplicativo onde movimenta a conta corrente, clique na opção menu, depois em Santander On, Meu momento e em seguida Bacen Auto Credenciamento Registrato. Siga as etapas apresentadas na tela.

Sicredi:

Banco Central cadastradoPara os correntistas do Sicredi, basta acessar o aplicativo financeiro, clicar em menu e em Sicredi X e depois em Registrato, um código de acesso  será gerado (PIN), aguarde  as instruções na tela do aplicativo.

Sicoob:

Banco Central cadastrado

Para clientes correntistas do Sicoob, basta acessar o aplicativo da conta corrente, clicar em menu, em serviços e em Registrato Banco Central.  Aguarde o código PIN (autorização), siga as orientações apresentadas na tela do aplicativo.

Mas se você não é correntista de nenhum dos bancos acima, veja como fazer o cadastro no Registrato pessoa física (cpf)  pela internet. Siga estes passos.

Para se cadastrar no Registrato pela internet será necessária uma frase de segurança gerada pelo Banco Central. Acesse o seguinte endereço eletrônico:  //credenciamento.bcb.gov.br/via-bcb

Serão solicitados o número do seu CPF, a sua data de nascimento, o primeiro nome da mãe. Em seguida, será solicitado o nome do Banco onde possui conta bancária.  Para facilitar, coloque o nome do banco ou o código do banco. Depois, digite os caracteres mostrados na lateral e clique em próximo.

Registrato Banco Central cadastro pessoa física

Na próxima tela um código (frase de segurança) válido por 48 horas. Copie o código apresentado para usá-lo no próximo passo. Com o código em mãos, acesse o internet banking da instituição onde possui a conta bancária informada no passo anterior, procure pela opção Registrato e em seguida validar frase de segurança.

Atenção: O código gerado (frase de segurança) tem um prazo de validade de 48 horas, caso não o utilize dentro do prazo, será necessário gerar um novo código (frase de segurança).

Frase de segurança Registrato

Dois de validar a frase de segurança no internet banking de sua instituição financeira, siga para o próximo passo:

Será solicitado seu CPF, a frase de segurança (aquela gerada no passo anterior); o nome da Instituição financeira onde o código Registrato foi validado; coloque seu endereço de e-mail válido e crie uma senha de 6 a 8 caracteres começando com letras e números depois clique em concluir cadastro..

Cadastro no Registrato

 Após finalizar o cadastro, veja como acessar o Registrato para consultar empréstimos, bancos onde possui conta, suas chaves Pix, as operações de câmbio realizadas etc. 

  •  Acesse a página login do Registrato em:  //www3.bcb.gov.br/registrato/login/
  • Escolha a opção “Entrar com login Sisbacen ou Registrato.”
  • Digita seu CPF e senha cadastrada.

Como fazer consultas no Registrato

Como consultar o Registrato do Banco Central.

Com o cadastro ativo é possível saber onde possui contas bancárias ativas e encerradas, cartões de crédito, financiamentos, operações de crédito e câmbio.

 Como saber as chaves Pix no seu CPF:

 Como saber as chaves Pix cadastradas no CPF

  •  Acesse o Registrato
  • Clique em “Minhas Chaves Pix”
  • Clique em Consultar.

Será gerado um relatório com as chaves Pix ativadas no seu CPF.

Como saber as dívidas ativas no seu CPF:

 Como consultar dívidas no nome usando o Registrato Banco Central   Após logado no sistema,

  • clique em “Meus Endividamentos.”
  • Selecione a data que deseja consultar
  • Clique em “Gerar Relatório”
  • Clique na opção salvar PDF; Baixar arquivo ou enviá-lo por e-mail.

 Como saber as contas vinculadas ao CPF:

Como consultar contas bancárias no cpf

Para saber quais contas bancárias ativas ou encerradas estão vinculadas ao seu CPF,

  • acesse ao Registrato
  • Clique em “Meus Relacionamentos Financeiros (CSS)”
  • Clique em Consultar.

Será gerado um relatório constando as informações com a data de abertura das contas ativas ou encerradas.

 Como ver as operações de câmbio no Registrato:

Registrato operação de câmbio

Para saber quais operações de câmbio constam no seu CPF,

  • Acesse ao Registrato
  • Clique em “Minhas Operações de Câmbio”
  • Clique em “Gerar Relatório”
  • Clique em baixar arquivo ou enviá-lo por e-mail.

 Assista ao vídeo Institucional do Registrato (Banco Central):

O Registrato é um sistema do Banco Central do Brasil no qual é possível consultar de forma gratuita seus dados da sua conta bancária e demais produtos e serviços financeiros. Use esta importante ferramenta para manter sua vida financeira saudável.

Deixe sua opinião

Veja Também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente