Birôs de crédito, o que são e como funcionam

Birôs de crédito no Brasil

Birôs de crédito são empresas que fazem parte da Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC), as quais disponibilizam dados sobre o comportamento financeiro dos brasileiros. Esses dados são coletados junto aos bancos, administradoras de cartões de crédito, financeiras e demais estabelecimentos onde há fornecimento de crédito.

Fazem parte da ANBC a Serasa Experian, Boa Vista, SPC Brasil e Quod. Os birôs de crédito possuem informações detalhadas de cpf e cnpj de todo o Brasil. Esses dados compilam um grande banco de dados com detalhes sobre a pessoa (física e jurídica). O sistema Serasa é administrado pela Serasa Experian, o serviço de proteção ao crédito (SPC Brasil) é submetido às Câmeras de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) é administrado pela Boa Vista Serviços.

O sistema Quod é um birô de score exclusivo de clientes dos bancos Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Ou seja, o comportamento financeiro de qualquer cliente dentro desses bancos é disponibilizado para consulta pelos bancos participantes que formam a Quod.

Na imensa base de dados consta números de documentos, data de nascimento, endereço, renda, nome da mãe e do pai, e outras informações que possibilitam conhecer melhor o cliente. Esses dados são fornecidos pelos bancos, administradoras de cartões de crédito, financeiras e demais estabelecimentos onde há oferta de crédito.

É possível consultar as pendências de pagamentos, protestos, abertura de empresas, falências e até dívidas judiciais, portanto uma ferramenta extremamente importante na hora da análise.

Os birôs são essenciais para manter equilibrado o sistema financeiro, seu uso pode ser benéfico tanto para as empresas credoras quanto para as pessoas físicas e/ou jurídica que necessitam de crédito. Contribuem de forma a diminuir a inadimplência e fraudes. Podem ser usados de parâmetro de taxas menores uma vez que consegue conhecer melhor o perfil do consumidor.

OS TIPOS DE CONSULTAS AOS BIRÔS

Quais consultas sãos disponibilizadas pelos birôs de crédito.

É possível realizar dois tipos de consultas:

  • informações negativas: contempla apenas as inadimplências do consumidor (calote) inclusive consta a data do último pagamento realizado.
  • consulta completa: mostra todo o histórico de crédito (currículo financeiro) de movimentação no cpf e cnpj: contas abertas, limites,

dívidas em aberto, dívidas já quitadas, prejuízos às instituições financeiras, data de abertura e fechamento de contas etc.

Através dessas consultas os analistas de créditos (ou algoritmos) concedem ou não o crediário (carnê), financiamento, cartão de crédito, empréstimo etc. Lembramos que birôs apenas dão parâmetros de perfil do cliente e não aprovam ou reprovam crédito. A decisão parte de quem analisa a métrica.

É possível consultar outras informações que vão além do cpf. A Boa Vista Serviços, por exemplo, possui um serviço chamado Certo Car onde é possível acompanhar todo o histórico do carro: se já teve ou tem multas, se já teve acidente e muito mais informações importantes que podem auxiliar na hora da compra!

Como cancelar o cadastro nos birôs de crédito

Para solicitar o cancelamento do cadastro nos birôs, basta entrar em contato formalmente com um dos quatro birôs (SPC, Serasa, Boa Vista e Quod) por telefone, e-mail ou indo até uma agência de atendimento. A solicitação deve ser feita pelo próprio titular ou representante legalmente reconhecido, devendo informar dados pessoais, cópia do RG e CPF ou Carteira de Habilitação válida.

Depois de formalizada a solicitação, deve-se  aguardar a confirmação de cancelamento, que, de acordo com a Lei do Cadastro Positivo, deve ser feito em, no máximo, três dias úteis.

Se preferir, poderá solicitar o cancelamento online nos sites dos birôs (SPC Brasil, Serasa, Boa Vista e Quod ):

Como solicitar cancelamento no SPC Brasil

A solicitação de cancelamento é gratuita e pode ser solicitada a qualquer momento pelo titular ou responsável devidamente legal. Em até três dias úteis seu cadastro será desativado de todos os birôs de crédito e poderá ser reativado quando desejar.

Cancelamento por telefone:

Ligue para o serviço de atendimento ao cliente  0800 887 910 (ligação gratuita). Serão feitas algumas confirmações de segurança e em seguida solicitados os dados. Após a confirmação de cancelamento, deverá esperar até três dias úteis.

Cancelamento pela internet:

  • acesse o site da Quod  (www.spcbrasil.org.br),  clique em “Cadastro Positivo”, informe se deseja cancelar o cadastro de pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ). Em seguida, no rodapé da página, clique em “Cancelamento” e “Prosseguir” ou “Continuar”.
  • Informe os dados solicitados e aguarde o prazo de exclusão em no máximo três dias úteis conforme orienta a lei.

Cancelamento nos postos de atendimento:

Algumas cidades possuem postos de atendimento SPC Brasil para atendimento pessoal ou Associação Comercial ou Câmara de Dirigente, onde poderão ser solicitados os cancelamentos de cadastro de birôs.

A solicitação deve ser feita pelo próprio titular ou representante legalmente reconhecido, devendo apresentar os documentos originais de carteira de identidade, CPF ou Carteira de Habilitação válida. Em até três dias úteis seu cadastro será desativado de todos os birôs de crédito e poderá ser reativado quando desejar.

Como solicitar cancelamento na Serasa

Cancelamento por telefone:

Ligue para o serviço de atendimento ao cliente 0800 776 6606 (ligação gratuita). Serão feitas algumas confirmações de segurança e em seguida solicitados os dados. Após a confirmação de cancelamento, deverá esperar até três dias úteis.

Cancelamento pela internet:

  • acesse o site da Serasa (www.serasa.com.br), clique em “Serasa Cadastro Positivo” e depois em “Saiba Mais.” Em seguida, clique em “Consultar agora” e faça o acesso (login) com seu e-mail e senha.
  • Após acessar com seu login e senha, clique em “Cancelar Cadastro Positivo” no rodapé da página. Serão apresentados algumas informações sobre seu cadastro leia com atenção e clique em “Cancelamento”.
  • Pronto! Em até três dias úteis seu cadastro será desativado de todos os birôs de crédito e poderá ser reativado quando desejar.

Como solicitar cancelamento no Boa Vista (SCPC)

Cancelamento por telefone:

Ligue para o serviço de atendimento ao cliente (11) 3003-0101 (custo de uma ligação para a cidade de São Paulo). Serão feitas algumas confirmações de segurança e em seguida solicitados os dados. Após a confirmação de cancelamento, deverá esperar até três dias úteis.

Cancelamento pela internet:

  • acesse o site do Consumidor Positivo  (www.consumidorpositivo.com.br), clique em “Cadastro Positivo” em seguida, clique em “Quero cancelar” ou “Cancelamento”.
  • Após, clique em “Deseja prosseguir com o cancelamento?” ou “Desejo Cancelar”. Clique em “Sim”, digite os dados solicitados e aguarde a conclusão. No seu e-mail cadastrado virá uma confirmação de cancelamento se não encontrá-lo, verifique na caixa de SPAM.
  •  Aguarde até três dias úteis para que o seu cadastro seja desativado de todos os birôs de crédito. Caso deseje, poderá ser reativá-lo quando desejar.

 Como solicitar cancelamento no QUOD

Cancelamento por telefone:

Ligue para o serviço de atendimento ao cliente 3003-7863 (custo de uma ligação local). Serão feitas algumas confirmações de segurança e em seguida solicitados os dados. Após a confirmação de cancelamento, deverá esperar até três dias úteis.

Cancelamento pela internet:

  • acesse o site da Quod  (www.quod.com.br), clique em “para você” e no rodapé da página, clique em “Sair do Cadastro Positivo”.
  •  Serão solicitados seu nome completo, número do cpf, um número de celular e e endereço de e-mail válidos.
  • Será necessário enviar a documentação (anexo) após enviá-los, clique em “Continuar o cancelamento” ou “Continuar”.
  • Pronto! Em até três dias úteis seu cadastro será desativado de todos os birôs de crédito e poderá ser reativado quando desejar.
Deixe sua opinião

Leia também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente