Pessoas de menor podem ter cartão de crédito?

cartão de credito para menor de 18 anos

Muita gente tem dúvidas se menores de 18 anos podem ter conta bancária e a resposta é: depende do caso! Leia nosso post para esclarecer de uma vez por toda qual a idade mínima para se ter um cartão de crédito!

Ter um cartão de crédito é a vontade de muita gente, principalmente pessoas mais novas que ainda não possuem conta corrente. Porém, de acordo com a legislação vigente apenas pessoas acima de 18 anos ou emancipadas podem ser titulares de cartões de crédito.

Caso deseje ter um cartão de crédito, mas ainda não é de maior ou não é emancipado(a), ainda assim é possível ter um cartão de crédito na condição de adicional. Ou seja, um titular maior de 18 anos ou pessoa emancipada pode oferecer cartões de crédito adicionais a menores de idade.

Entenda como funcionam os cartões de crédito adicionais

Ter um cartão adicional é compartilhar de um cartão de crédito de outra pessoa titular responsável pelo contrato de crédito. Significa compartilhar com outra pessoa acima de 16 anos um cartão para que essa possa usá-lo, mas a responsabilidade cadastral, manter os pagamentos em dia estão vinculadas ao CPF do titular e não do cliente adicional. O limite do cartão principal é comprometido quando o cartão adicional é usado.

Oferecer cartões adicionais pode ser uma boa opção para controlar gastos. Alguns cartões adicionais podem ter limite estipulados pelo titular, dessa forma é possível controlar os gastos mensais.

Outra vantagem, além de controlar os gastos, oferecer um cartão de crédito adicional a uma pessoa de menor possibilita a educação financeira uma vez que o adicional aprenderá a controlar os gastos usando apenas o limite de crédito estipulado.

Mas Qual a idade mínima para se ter um cartão de crédito?

Como já informamos, para solicitar um cartão de crédito sendo de menor é necessário que seja uma pessoa reconhecidamente emancipada. Ou seja, responsável por si e por seus atos conforme reconhece a Lei Brasileira para reconhecer aos de menor direitos e responsabilidades.

Conta corrente universitária

Uma outra opção para que pessoas de menor possam ter um cartão de crédito é a abertura de conta universitária como a conta corrente Santander Play, oferecida pelo Banco Santander, a conta universitária do BB, conta Bradesco Universitário ou a MaxiConta Universitária Itaú.

Essas contas universitárias podem ser solicitadas por alunos com menos de 18 anos desde que comprovem vínculo de matrícula em cursos universitários sendo emancipados ou não. Essa é uma boa opção de cartão de crédito para menores conquistarem uma linha de crédito.

 Como solicitar uma conta corrente universitária sendo de menor

  • ser uma pessoa emancipada ou aluno(a) universitário;
  • comprovar vínculo de escolaridade
  • apresentar RG e CPF;
  • comprovante de matrícula.

É necessário que confirme o vínculo universitário com a instituição de ensino, anexe o comprovante de matrícula, cópia do RG, CPF e os apresente ao banco no qual deseja abrir a conta corrente. Geralmente é oferecido um limite de cheque especial, cartão de crédito internacional, cartão de débito para movimentação da conta além de seguros, investimentos e linhas de crédito para financiamento estudantil.

A Credicard costuma oferecer cartões de crédito universitário sem a necessidade de abertura de conta. Para solicitá-lo basta acessar o site e preencher uma proposta. A análise de crédito demora cerca de uma semana.

Ter um cartão de crédito sendo de menor é um bom começo para começar a ter responsabilidades com as finanças pessoais. Geralmente o limite inicial costuma ser baixo já que o score de crédito dessa faixa etária tende a ser menor por falta de histórico de crédito.

Com o aumento das fintechs e outros bancos digitais, algumas instituições financeiras estão oferecendo acesso às contas digitais para pessoas de menor, como a NextJoy do Banco Next, banco digital do Bradesco. Essas contas digitais podem ser compartilhadas com adolescentes desde que haja um responsável titular responsável. O Banco Next, a C6 Bank, Bradesco, Itaú e Santander oferecem acesso a essa modalidade de conta compartilhada.

Ter uma conta corrente, cartão de débito ou crédito pré-pago pode ser um bom começo para quem está começando a ter responsabilidade com o dinheiro e as finanças pessoais.

Deixe sua opinião

Leia também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente