Qual o score mínimo para conseguir cartão de crédito?

Score baixo cartão de crédito

Você deseja solicitar cartão de crédito, mas não consegue aprovação? Já se perguntou qual o score mínimo para conseguir um cartão de crédito? Vem que a gente explica!

O score de crédito é uma pontuação que serve para “medir” a capacidade de pagamentos para pessoas e empresas, em outras palavras, é uma ferramenta de análise que ajuda a conhecer estatisticamente a possibilidade de um cliente pagar ou não as dívidas em aberto.

Funciona como um semáforo de trânsito (sinaleiro) onde cada faixa de pontuação é usada para informar o risco de adimplência ou inadimplência de cada pessoa física ou jurídica:

cartão de crédito para quem está com score baixo.

  • De 0 a 300 pontos (sinal vermelho):dificilmente pessoas com essa pontuação conseguem aprovação de crédito. Estatísticas de birôs de crédito (Serasa/SCPC) apontam risco de inadimplência (calote).
  • De 301 a 699 pontos (sinal amarelo): existe um risco mediano de inadimplência (aqueles clientes que até podem atrasar, mas pagam). Encaixam-se também nesta pontuação clientes que estão com a renda mensal bastante comprometida com outros compromissos (dívidas em aberto).
  • De 700 a 1000 pontos (sinal verde): cliente oferece baixo risco de inadimplência (são clientes pontuais, pagam em dia ou adiantado).

Embora pessoas com baixa pontuação de score (1 a 299 pontos) dificilmente conseguem cartões de crédito, mas quando conseguem, geralmente o limite concedido é baixo.

Alguns bancos disponibilizam limite de crédito para seus clientes mesmo com restrição caso este tenha um bom relacionamento com o banco, o chamado score interbancário. O Banco Santander, por exemplo, costuma oferecer cartão de crédito para seus clientes correntistas de bom relacionamento bancário.

Indiferentemente de ser cliente ou não, algumas administradoras de cartões de crédito costumam aprovar cartões de crédito para clientes que possuem score mínimo de 400 pontos. Porém esses cartões tendem a ter menor limite de crédito quando comparado a outros cartões de crédito.

Não é apenas a pontuação de score ou manter o nome limpo que é levado em conta na hora da análise de crédito. Alguns outros hábitos como manter as contas dívidas em dia, possuir conta corrente com serviços em débito automático, ter o cadastro positivo ativo e poucas consultas em seu nome, ajuda a conseguir cartões de crédito com limites mais altos.

Algumas instituições bancárias e, principalmente as fintechs, costumam liberar cartão de crédito para clientes com score baixo.

 Quais cartões aprovam com score baixo?

Confira a lista com os principais cartões de crédito para score baixo:

Começamos a nossa lista com o Banco Pan que possui diversos cartões de crédito sem cobrança de anuidade e fácil aprovação. Geralmente o limite é baixo, mas para quem não possui cartão de crédito, pode ser uma boa pedida.

A carteira Mercado Pago está liberando cartões de crédito Visa para seus clientes com score baixo, basta possuir uma conta digital e solicitar a liberação do cartão cuja aprovação é bastante simples, não há cobrança de anuidade e não precisa de comprovação renda e residência.

As fintechs C6Bank, Nubank e Neon também disponibilizam seus cartões para clientes que movimentam as contas digitais oferecidas, porém os limites costumam ser baixos, mas, assim como os demais cartões, vai aumentando conforme uso e histórico de pagamento.

A Trigg também costuma aprovar cartões de crédito bandeira Visa mesmo para pessoas com score de crédito abaixo de 500 pontos, mas sem isenção de anuidade. O diferencial da Trigg quando comparado às demais administradoras de cartões é que o limite inicial disponibilizado costuma aumentar muito rápido.

Esses são apenas alguns cartões para score baixo. Há muitas outras fintechs que oferecem possibilidade de aprovação mesmo se seu score ainda está abaixo de 400 pontos. Mas, lembre-se que cartão de crédito é um excelente aliado quando usado com sabedoria e parcimônia. Seu uso sem planejamento pode causar dívidas desnecessárias pois é um dos produtos financeiros cujo juros costumam ser altos.

Deixe sua opinião

Leia também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente