Posso abrir uma conta corrente com o nome sujo?

posso abrir conta corrente com nome sujo no itaú

Ter uma conta corrente para movimentar seu dinheiro tornou-se mais que necessário, é um meio seguro de guardar seu dinheiro e ter acesso a diversos produtos bancários como cartões de crédito, empréstimos, talão de cheque, investimentos e outras facilidades para o seu dia a dia como o débito automático, por exemplo.

Porém, nem todo mundo consegue ter acesso às facilidades e serviços bancários que uma conta corrente pode oferecer, pois nem sempre é possível ter uma conta corrente nos principais bancos tradicionais.

Alguns motivos podem ser impeditivos na hora de abrir uma conta bancária. Conheça os principais motivos que um banco pode ter para negar a abertura de uma conta corrente:

  • suspeita de fraude: caso seja constatado fraude na solicitação de abertura de conta bancária, seja verificação de documentos falsos ou roubados, o banco poderá bloquear a abertura de uma conta bancária em seu nome.
  • nome restrito: ter restrição no CPF/CNPJ pode ser um impeditivo na proposta de abertura de conta corrente. Uma vez que o banco poderá não liberar acesso às suas linhas de crédito e produtos financeiros como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, por exemplo.

As linhas de crédito, principalmente as diversas modalidades de empréstimos e financiamentos são as principais fontes de ganhos dos bancos já que costumam cobrar altos juros.

  •  perfil de cliente: algumas contas bancárias exigem que o cliente tenha determinado perfil cadastral. Por exemplo, Itaú Personnalité, Bradesco Prime, Santander Van Gogh, BB Estilo e outros perfis de contas são produtos bancários para clientes com alto poder aquisitivo.

Nesses casos, pessoas com renda mínima de um salário dificilmente conseguirão abrir uma conta dessas mesmo que sejam produtos financeiros em bancos tradicionais. Caso não se encaixe no perfil da conta, será ofertado uma outra conta bancária de acordo com a renda apresentada.

  •  documentação inválida: para solicitar a abertura de conta bancária é necessário a comprovação de determinados documentos exigidos. Geralmente, pede-se RG, CPF (ou Habilitação CNH), comprovante de endereço e comprovante de renda dento da validade.

Imagine que na hora de abrir uma conta corrente no banco você apresente sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mas ela esteja vencida, sua solicitação não poderá ser concluída pois considera-se documento válido dentro da validade.  Outro exemplo, ao apresentar seu comprovante de endereço e ele já esteja vencido, poderá não conseguir concluir a abertura.

Lembre-se de que a identidade (RG) deve ter até 10 anos da sua data de emissão para ser considerada válida. Comprovantes de endereço aceitos, geralmente, são contas de consumo: água, luz, telefone, gás as quais podem ser em seu nome ou em nome de seus pais. Para outros comprovantes como fatura de cartão de crédito, é necessário que esteja em seu nome e dentro da validade (até 03 meses da data de emissão).

  • restrição interna: um impeditivo para abrir sua conta bancária, pode ser a chamada “restrição interna” a qual ocorre quando o cliente já teve uma conta na instituição financeira e por algum motivo é classificado como não bom cliente: não movimentava a conta, teve problemas com fraudes, ficou devendo o banco a dívida “caducou”, etc.  Neste caso, poderá ter dificuldade para abrir uma conta na mesma instituição bancária.

Caso não consiga abrir uma conta corrente em um banco tradicional, pode ser uma boa opção abrir uma conta digital em uma fintech como na Nubank, Banco Inter, Neon, Banco Next, por exemplo.  Geralmente abrir conta digital nessas fintechs é menos burocrático e bastante rápido e seguro e poderá ter acesso aos mesmos produtos e serviços bancários de bancos tradicionais.

Mas, se necessita de uma conta salário para receber pagamento de salário, continue com a leitura!

Usada para receber pagamentos dos serviços prestados, a conta salário costuma ser uma boa opção já que é livre de tarifas. Abrir uma conta salário costuma ser um processo rápido e simples, basta a empresa fornecer a carta de abertura de conta a ser apresentada ao banco conveniado.

O funcionário apresenta a carta juntamente com seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço atual) para a concretização da abertura da conta.  Geralmente a conta salário é bastante limitada, não sendo possível realizar depósitos se não do empregador, pode ser usada apenas para crédito de salário (feito pelo empregador), saques e compras com o cartão de débito.

O banco pode se negar abrir uma conta salário se eu estiver com o nome sujo?

Em nenhuma hipótese o banco pode negar abrir uma conta salário a não ser por motivos de documentação inválida ou constatação de fraude.  Ter restrição no nome (nome sujo) não impede a abertura da conta uma vez que nessa modalidade de conta não há liberação de linhas de crédito (cartão de crédito, empréstimos etc.).

 Estou devendo o banco e mesmo assim consigo abrir uma conta salário?

Mesmo para pessoas com restrição interna, dentre elas dívida com o próprio banco, não será um impeditivo na hora de abrir a conta salário. Ainda que o gerente diga para saldar a dívida com o banco, a conta deverá ser aberta normalmente.

Deixe sua opinião

Leia também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente