Conta salário ou conta corrente? Qual a melhor opção?

Conta corrente ou conta salário

Conta Salário ou Conta Corrente? Você sabe as diferenças? Conheça as vantagens e desvantagens de abrir conta corrente ou conta salário para receber seus pagamentos. Mas, afinal, qual opção de conta é a melhor para você?

Prefere receber seu salário em uma conta corrente ou conta salário?

Antes de escolher qual a melhor opção de conta bancária, conheça as diferenças, as vantagens e desvantagens desses tipos de contas.

De acordo com o Banco Central, a conta salário é um tipo de conta bancária, diferente da conta corrente, usada para única e exclusivamente receber salário de empresas conveniadas ao banco. Permite apenas depósitos efetuados via convênio com a empresa pagadora.

Qual a diferença de conta salário e conta corrente?

CONTA SALÁRIO

Essa modalidade de conta bancária não permite movimentação por cheques, TEDS, DOCS ou depósito físico. Ou seja, conta salário não permite outros tipos de depósitos além dos pagamentos realizados pela empresa.

A movimentação da conta salário é feita única  e exclusivamente via cartão magnético. Além de permitir saques nas agências, o cartão magnético pode ser usado para realizar compras na função débito.

As contas salário são isentas de taxas e/ou tarifas mensais. Alguns bancos, como o Itaú, por exemplo, permitem a liquidação de contas, pagamento de faturas  e débito automático.

O que acontece se deixar o dinheiro na conta salário?

Não há problemas em deixar o seu dinheiro parado na conta salário, uma vez que não há descontos como manutenção de conta e outras taxas cobradas nas contas correntes tradicionais.

Quem tem conta salário pode fazer o PIX?

Muita gente tem essa dúvida se pode receber ou fazer Pix na conta salário e a resposta é não. A conta salário é bastante limitada e não permite a realização de pagamentos via Pix ou outras formas de movimentação. Csso deseje ter acesso a diversos produtos e serviços, solicitar a portabilidade de salário para uma outra conta corrente poderá ser interessante.

CONTA CORRENTE

Para quem deseja ter acesso a diversos produtos financeiros e serviços bancários, como Pix, cartões de crédito, seguros, capitalização, investimentos e opções de depósitos e limites de crédito, cheque e outros.

A conta corrente pode contar com os serviços essenciais: 04 saques por mês (inclusive na rede de caixas eletrônico do Banco 24H); 02 extratos mensais; cartão de débito (Visa Electron, Maestro ou Elo); 02 transferências entre contas correntes ou poupanças na mesma instituição bancária; 01 talão de cheques com 10 folhas por mês.

Alguns bancos oferecem limite de crédito para saque e cartão de crédito, mas isso não é uma obrigatoriedade para conta bancária com serviços essenciais.

Pode receber salário em conta corrente?

Caso a empresa possua convênio com o banco no qual você mantém a conta corrente, poderá receber seu salário normalmente. Caso a empresa não possuía convênio com o banco onde você já possui conta, poderá solicitar a portabilidade de salário.

Mas, afinal qual conta é melhor, conta corrente ou conta salário?

Certamente a conta salário pode ser uma boa opção para quem deseja apenas sacar dinheiro e pagar com o cartão de débito sem ter custos mensais com manutenção. Mas, se você prefere ter acesso a diversos produtos e serviços bancários que facilitam o seu dia a dia, ter acesso à sua conta via aplicativo, realizar pagamentos, transferências, saques, ter acesso à linhas de crédito, seguros, financiamentos e cheques, a conta corrente é a melhor opção para você.

Deixe sua opinião

Leia também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente