Cadastro Positivo, o que é e como funciona

O que é e como funciona o cadastro positivo

Como se cadastrar no cadastro positivo

O cadastro positivo é um tipo de currículo financeiro onde constam seus hábitos de pagamentos. O banco de dados reúne os bons pagadores e é gerido pelos birôs de crédito. Porém, cada birô utiliza parâmetros próprios para definir a pontuação de cada cpf e cnpj (empresas).

Na base de dados aparece cada pagamento realizado, o valor, a data de vencimento e pagamento. Se o cliente tem o hábito de pagar as dívidas antes do vencimento, esse hábito é extremamente benéfico para aumentar o score, e ainda conseguir melhores taxas de juros e maiores limites, pois qualifica o quão bom é este cliente.

A lei 12.414/2011 foi alterada em julho de 2019. Antes o cadastro era opcional e solicitado pelo cliente. Com a mudança da lei, a inclusão ao Cadastro Positivo tornou-se automática inclusive para pessoas com o nome restrito.

Como pedir a exclusão do Cadastro Positivo?

Se desejar, poderá pedir a exclusão do cadastro em qualquer um dos birôs de crédito. A solicitação será atendida em até 02 dias úteis e será desativada de todos.

O que muitos não sabem é que o Cadastro Positivo não tem informações sobre renda, saldo bancário, limites de crédito, detalhe de despesas no cartão etc, ele mantém apenas histórico de pagamentos.

Essa ferramenta tem sido bastante utilizada pois permite uma análise mais personalizada sobre a conduta de pagamentos de quem está solicitando crédito. Lembramos que ainda assim os birôs continuam mantendo o registro das contas em atraso dos clientes e por isso é de fundamental importância de mantê-las em dia!

Deixe sua opinião

Leia também

© 2022 - Cartão de Crédito e Conta Corrente